Dieta Mediterrânea

O que é Dieta Mediterrânea?

A dieta mediterrânica é um padrão alimentar que é complementado pela prática de exercício físico e pelo clima dos países que margeiam o Mar Mediterrâneo, e que tem múltiplos benefícios para a saúde.

Dieta Mediterrânea

Em termos de dieta, a dieta mediterrânica é baseada nos ingredientes da agricultura local e em países com clima mediterrânico, principalmente Espanha e Itália. Resume-se na redução do consumo de carnes e carboidratos para o benefício de mais alimentos vegetais e gorduras monoinsaturadas.

Alimentos básicos que a compõem

Entre os ingredientes recomendados estão vegetais e leguminosas, frutas, peixes, carnes brancas, massas, arroz e nozes, além do consumo de vinho com moderação. Outro do produto mais recomendado é o azeite, graças ao ácido oleico e as suas gorduras vegetais reduz o risco de bloqueios nos artérias, e é elevada em carotenoides e vitamina E. A dieta mediterrânea promove consumo de azeite contra outros tipos de óleo e especialmente contra a manteiga. Neste padrão alimentar há escassez de produtos como carnes vermelhas, doces e ovos.

A dieta mediterrânea também leva em conta as receitas típicas desses locais, feitas com produtos sazonais, bem como as formas tradicionais de cozinhar e outros fatores culturais, como o hábito de compartilhar refeições com a família ou amigos, tradições e celebrações.

Benefícios para a saúde

Os benefícios para a saúde desta dieta são mais significativos quando combinados com o exercício físico. Isso deve ser moderado, mas, se possível, deve ser feito por pelo menos 30 minutos por dia, cinco dias por semana. Se, por razões de tempo, é complicado, deve ser feito o mais regularmente possível. Opções como caminhada rápida, corrida, natação ou ciclismo são aconselháveis, mas você também pode recorrer a qualquer outro esporte ou atividade que ajude a queimar calorias e gordura, bem como a manutenção física ideal. Assim, contribui para a perda de peso, controle da pressão arterial e hipercolesterolemia, além de retardar a deterioração cognitiva. A prática habitual de exercício físico também oferece proteção contra doenças crônicas, como diabetes ou doença de Alzheimer.

O monitoramento da dieta mediterrânea, além de ajudar a controlar o peso e aumentar a sensação de bem estar físico, melhora o funcionamento de vários órgãos, como o rim e o coração. Também foi constatado que a taxa de mortalidade por câncer é menor entre os que a praticam do que nos países do norte da Europa ou da América, que tendem a abusar mais de fast food, alimentos pré-cozidos e gorduras.

ste padrão alimentar, que tem sido transmitido de geração em geração ao longo de vários séculos nas regiões do Mediterrâneo, evoluiu e acolheu novos alimentos e formas de preparação, mas mantém as propriedades e características que o tornam um modelo de vida saudável, e que pessoas de todas as idades e condições podem praticar. Os produtos são fáceis de obter e preparar, e há inúmeras receitas, simples e mais elaboradas, para tirar o máximo proveito desta dieta. Além disso, sua importância no bem estar dos indivíduos não se limita ao fato de ser uma dieta variada, saudável e balanceada; Também tenha em mente que seu baixo teor de gorduras saturadas e açúcares e sua abundância de vitaminas e fibras contribuem para a sua riqueza em antioxidantes.

Dieta Mediterrânea cardapio

Riscos da dieta Mediterrânea

Apesar de suas vantagens, seguir rigorosamente a dieta mediterrânea pode reduzir os níveis de ferro e cálcio, consumindo menos carne e laticínios. Portanto, você pode consultar o médico se você tiver que tomar um suplemento ou um produto específico rico nesses minerais. Quanto ao vinho, recomenda-se que seja tomado durante as refeições e sempre com moderação, mas não é essencial, por isso pode ser suprimido se a sua ingestão representa um risco para a saúde.

Se você deseja se aprofundar mais na dieta, abaixo tem um vídeo que vai ajudar a entender mais sobre a Dieta:

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