Cardápio

Antes de iniciar o cardápio da dieta cetogênica, você deve estar familiarizado com as etapas a serem realizadas. As primeiras 3 têm uma duração de 10 dias e a última 20 dias. É muito importante respeitar as regras estabelecidas em cada fase para não sair da cetose e ter de voltar do início.

cardápio da dieta cetogênica

1ª etapa

Consumir qualquer tipo de sacarose ou açúcar é proibido, isto significa que durante 10 dias não pode beber álcool ou refrigerantes ou sucos, ou consumir qualquer tipo de farinha, frutas, ou massa, ou salsas.

Alimentos permitidos nesta fase, incluem carne vermelha, frango ou peru, porco e peixe, e vegetais verdes crus, como alface, salsa, coentro, espinafre, acelga, azeitonas e agrião, tomate e cebola, também nozes como amendoins, nozes e amêndoas, salsicha e presunto, queijo amarelo, iogurte, você também pode beber café e chá sem açúcar.

Você pode usar o nosso cardápio de referência ou fazer um novo.

Cardápio Cetogênica – 1° Etapa

Café da manhã Almoço Jantar
1° dia Iogurte com nozes Peixe grelhado com azeite de vinagre molho de azeite e salsa Repita o café da manhã  ou almoço
2° dia Fatias de queijo amarelo e presunto com rodas de tomate Salada de tomate alface e cebola com pedaços de frango Repita o café da manhã ou almoço
3° dia Ovos fritos e um pedaço de queijo amarelo Salada de tomate alface e cebola com pedaços de frango Repita o café da manhã ou almoço
4° dia Atum com tomate e cebola Lombo grelhado com salada verde Repita o café da manhã ou almoço
5° dia Iogurte com nozes Costeletas com salada mista Repita o café da manhã ou almoço
6° dia Fatias de queijo amarelo e presunto com rodas de tomate Frango frito com couve Repita o café da manhã ou almoço
7° dia Ovos fritos e um pedaço de queijo amarelo Salada misturada com pedaços de frango Repita o café da manhã ou almoço
8° dia Atum com tomate e cebola Carne vermelha grelhada e salada de repolho Repita o café da manhã ou almoço
9° dia Ovos mexidos com presunto e tomate Sashimi peixe cru (sem arroz) Repita o café da manhã ou almoço
10° dia Iogurte com granola Costelas de porco e salada mista Repita o café da manhã ou almoço

2° Etapa

Nesta segunda fase, o corpo e entra em um estado de cetose e consume as reservas de gordura, neste momento a vontade de comer doces é muito forte, mas deve resistir à vontade, caso contrário, todos os esforços feitos até agora será invalido e poderá ficar mais gordo, então você deve ser forte.

A diferença entre esta fase e a anterior é que você pode incluir alguns alimentos no seu cardápio, como frutas e legumes crus ou cozidos, embora seja recomendado que apenas um único fruto seja escolhido, também são permitidas algumas doses de álcool e sorvete, você também pode voltar a beber leite, metade de um copo por dia.

Cardápio Cetogênica – 2° Etapa

Café da manhã Almoço Jantar
1° dia Um pêssego e um iogurte desnatado Salada de feijão verde e cenouras com purê de batata e bife Repita o café da manhã ou almoço
2° dia Ovos mexidos com 3 fatias de presunto Uma banana assada e peixe frito Um iogurte natural batido com pêssego
3° dia Um copo de leite e um pêssego Salada de alface com camarão Repita o café da manhã ou almoço
4° dia Café com leite e 1 pedaço queijo amarelo e presunto Carne grelhada com mandioca no vapor ou batatas e salada Um iogurte natural batido com pêssego
5° dia Atum com pedaços de cenoura Pedaços de peru com brócolis e couve-flor com manteiga Um iogurte natural batido com pêssego
6° dia Um pêssego e um iogurte firme Salada de feijão verde e cenouras com puré de batata e bife Repita o café da manhã ou almoço
7° dia Ovos mexidos com 3 fatias de presunto Uma banana assada e peixe frito Um iogurte natural batido com pêssego
8° dia Um copo de leite e um pêssego Salada de alface com camarão Repita o café da manhã ou almoço
9° dia Café com leite e 1 pedaço queijo amarelo e presunto Carne grelhada com mandioca no vapor ou batatas e salada Um iogurte natural batido com pêssego
10° dia Atum com pedaços de cenoura Pedaços de peru com brócolis e couve-flor com manteiga Um iogurte natural batido com pêssego

 3° Etapa

Garanto que para chegar a este estágio, você já terá eliminado mais ou menos 10 kg, isso depende do seu corpo e sua altura, mas você vai estar muito mais fino e desinchado, desde que você tenha cumprido as regras corretamente.

Neste ponto, podemos incluir novos alimentos, como massas, arroz e pão integral. Veja o cardápio desta fase.

Café da manhã Almoço Jantar
1° dia Pão de integral de trigo com fatias de queijo amarelo e presunto Peixe grelhado com purê de batatas e salada Uma batida de pêssego sem açúcar
2° dia Uma xícara de leite e 2 pêssegos Macarrão integra de trigo com molho de camarão 2 pêssegos
3° dia Iogurte com granola Bife e salada mista com arroz integral café descafeinado com leite
4° dia Ovos fritos com torradas e tomate Carne, saladas e purê de batata 2 pêssegos
5° dia LIVRE : panquecas com calda de chocolate Hambúrguer, batatas fritas e refrigerante Chá e pão torrado com queijo branco
6° dia Pão de integral de trigo com fatias de queijo amarelo e presunto Peixe grelhado com purê de batatas e salada Uma batida de pêssego sem açúcar
7° dia Uma xícara de leite e 2 pêssegos Macarrão integra de trigo com molho de camarão 2 pêssegos
8° dia Iogurte com granola Bife e salada mista com arroz integral café descafeinado com leite
9° dia Ovos fritos com torradas e tomate Carne, saladas e purê de batata 2 pêssegos
10° dia LIVRE:  salada de frutas e iogurte Hambúrguer, batatas fritas e refrigerante Chá e pão torrado com queijo branco

4° Etapa

A última etapa é a mesma que acima, mas reduzindo o número de dias de dieta e acrescentar dias de folga, de modo que seria 4 dias de dieta e 4 dias folga, então a dieta de 3 dias e 3 dias de folga após 2 dias dieta e 2 dias de folga, até o último dia da dieta.

Recomenda-se entrar em reeducação alimentar, buscando uma vida saudável, após chegar ao peso desejado com a ajuda de dietas low-carb.